segunda-feira, 1 de dezembro de 2008


Já que a Jane lançou o mote, aqui deixo a história da minha iniciação ao mundo da leitura.

Os meus pais nunca tiveram o hábito da leitura, mas também nunca ma negaram. A curiosidade literária sempre partiu de mim. Houve um pequeno e simples episódio na minha vida literária, que a mudou por completo.

Foi na 2ª classe (porque naquele tempo não se tinha por norma dizer 2º ano do ensino básico :P): a professora escolhia sempre aleatoriamente um de nós para ler as frases do livro na lição de Língua Portuguesa. E nesse dia calhou-me a mim. Eu abri o livro, e passados aqueles dois segundos de receio/embaraço, porque todos líamos aos engasgos, li as frases (pela primeira vez diga-se), como se já as soubesse de cor. Depois de receber o elogio por ter lido tão bem, estava atónita por não me ter engasgado, e achei que ler era fácil e divertido. Depois de todos os livros para crianças que li, exactamente na 4a classe, aborrecida e sem mais para ler, peguei no "Uma Aventura no Carnaval", e depois desses, os cinco e por aí fora... cheguei a ser a sócia nº1 da biblioteca da escola:) e não mais parei até hoje.

Descobri por mim mesma que ler é uma experiência maravilhosa e sempre nova, que nos transporta para diferentes mundos, e é um desalento quando, (não que aconteça em todos os livros, mas somente em alguns) reparo que me aproximo assustadoramente rápido do fim... fecho o livro com um suspiro, enquanto os personagens se despedem.
Ler é um vício. E bom!

2 comentários:

MissBrightside disse...

Ca' estou eu a escrever outra vez num teclado ingles.. onde os acentos foram banidos.. lol! Quero que saibas que te admiro por teres comecado a ler espontaneamente! Uma coisa louvavel e sem duvida RARA!!! Mas so' quem le percebe que depois de se comecar e' impossivel parar!! AH AH AH :)

Rapariga da Venda Preta disse...

LOL, deve ser uma mutação genética!:P
Eu cá, ando a ler no metro... porque em casa descobri a maravilha das séries online (www.surfthischannel.com)! O que vale é que volta e meia as séries cansam-me!
Quanto ao livro que estou a ler foi escrito em 1862(eu bem digo que nasci no século errado!), é classificado de infanto-juvenil por muitos e de clássico de aventuras imperdível por mim!
Em breve postarei sobre o assunto.
Bacci