sábado, 22 de novembro de 2008

Jane Eyre

Finalmente, Jane Eyre vem dar-nos o seu testemunho sobre este clube, que viu o seu inicio na base de uma grande paixão comum entre três amigas. Jane esperou por uma grande inspiração, todavia essa não chegou, tendo que intervir na sua ausência.
Esta inclinação da alma e do coração pela literatura surge na tenra idade com os contos Grimm. Relia as obras inúmeras vezes. Os irmãos Grimm começaram a escrever as suas obras no inicio do século XIX. Desse modo deve ter emergido esta “obsessão” por escritores que viveram no período do século XVIII e XIX.
Por volta da adolescência, começou a surgir o interesse por outras obras, sendo seguidos os conselhos do pai. A primeira obra foi devorada, como acontece nos tempos correntes, continuando a seguir os óptimos conselhos do pai e a discutir as obras lidas.
Nesta primeira intervenção, não poderia deixar de ser referido o escritor que está no pódio, Fiodor Dostoievski. Dostoievski nasceu em finais do século XVIII em Moscovo. Escritor de grandes obras literárias, repletas de personagens que muito bem caracterizam o lado mais profundo e, por ventura, obscuro do ser humano.
O pseudónimo Jane Eyre ocorre de um nome de uma obra e personagem de Charllote Bronte escrita nos finais do século XIX. Jane é uma personagem de uma grande força interior, apaixonada por tudo o quanto a rodeia, que vive numa época em que as mulheres eram subvalorizadas. É uma obra de grandes emoções e de generosidade. Admirável a personagem Jane Eyre.
Por agora, terminado.

“Viajar pela leitura sem
rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.”

4 comentários:

Luciana! disse...

Viajar pela leitura é uma belíssima poesia de Clarice Pacheco (1989-2002).

Rapariga da Venda Preta disse...

Finalmente Jane! agora, vamos esperar que os outros membros do blogue contem a sua iniciação ao mundo literário quando se inspirarem :)

(Ah, ontem fui ao cinema ver o Blindness. é claro que o livro é melhor, mas o filme está muito bem feito, o realizador é um artista, sim senhor:p)

MissBrightside disse...

Esperava ansiosamente uma intervencao sua Jane Eyre! Eu ando a ler (leia-se devorar) O Idiota!
Ainda hei.d escrever a minha iniciacao ms esta semana tou a fazer noites o q torna complicado fazer algo q nao (malditos teclados ingleses q nao deixam ppor acentos!) seja dormir ou trabalhar..

Rapariga da Venda Preta disse...

LOL!
Eu compreendo essa tua fúria com os teclados ingleses!
Parece-me que sou eu que tenho andado mais livre, estes meses têm sempre menos trabalho, esta área é sazonal.
Aproveito para tentar acabar os quantos livros que tenho a meio! :)
Beijinhos e bom trabalho para as duas