sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Fabuloso Séc.XIX


Comecei na leitura deste tempo muito novinha, nem me lembro com que idade... com "A Morgadinha dos Canaviais", de Júlio Dinis. Daí ao Eça foi um tirinho, passando por vários autores de várias nacionalidades (até Condessa de Ségur li...ai ai).

Já conto com vários livros na bagagem e não me canso... decididamente nasci no século errado! Se nascesse no séc.XIX seria a Madame Queiróz :)

Sim, leituras arcaicas, difíceis, descrições minuciosas, e muita muita escrita. Sou mesmo um bicho estranho!

Nunca li Charles Dickens, mas cheira-me que se ler vou ter uma paixão assolapada. Portanto, qual das obras dele me sugerem?

E que outros autores deste iluminado século me sugerem?(Já agora, têm livros para me emprestar? Eram umas moçoilas mesmo porreiras!)

4 comentários:

Jane Eyre disse...

De Charles Dickens aconselho vivamente o "David Copperfield", vais ficar apaixonada pelo personagem...quando acabares de ler o livro vais querer recomeca-logo a seguir, porque nao te queres despedir do personagem...uma grande obra, como outras do escritor.
"Loja de antiguidades também é uma historia que te prende do inicio ao fim mesmo sendo um livro muito extenso.
As obras de Charles Dickens estão no meu topo de escolhas, por ser um escritor de uma grande intensidade de emoçoes, de uma optima descrição da sociedade da epoca...entre alguns vicios sociais que sao intemporais...
;)

Rapariga da Venda Preta disse...

Por acaso estava mesmo a pensar ler o David Copperfield. Quanto a saudades dos personagens sofro do mesmo mal... aquela nostalgia, aliás, tristeza que nos invade ao acabar um livro "Ohhh, não quero que acabe, quero ler mais:("
Quanto a livros extensos, não me assustam, até gosto porque vou passar mais tempo com os personagens:)
Tens algum que me possas emprestar?
Já agora, estou a ver se arranjo horário para ir passar um fim de semana aí à mouralândia!:)

MissBrightside disse...

O único livro que li de Charles Dickens foi o "David Copperfield", achei bastante interessante apesar de não ir para o meu top.. Mas se te queres "apaixonar loucamente" pelo personagem tens que ler o "Servidão Humana" do S. Maugham.. tenho a certeza que a Jane Eyre vai concordar plenamente comigo! Né? :p

Rapariga da Venda Preta disse...

Tenho esse livro na minha comprida mesinha de cabeceira, à espera que eu acabe a "Montanha mágica", de Thomas Mann... as suas 700 e tal páginas estão a dar-me luta, mais o Hans Castorp, o personagem principal. Mas agora também não quero deixar o livro a meio! Por isso tenho de acabar!
Entretanto vou lendo outros, porque ler só um livro de cada vez é algo que não consigo fazer, por muito que tente...